Seu cachorro comeu uma planta que não podia, e agora?


A intoxicação por plantas é mais comum do que se imagina.

Os jardins de nossas casas são um convite às intoxicações pois muitas de nossas plantas ornamentais são tóxicas aos nossos animais de estimação.

Geralmente o cão que se intoxica com plantas apresentará sintomas como vômitos, diarréia, tremores, prostração e inapetência.

O primeiro passo é identificar a planta que intoxicou seu cão. Procure nos jardins ou nos vasos por plantas com galhos quebrados ou folhas mastigadas.

Feito isso procure dar leite morno ou azeite de oliva à temperatura ambiente ao seu animal para que ele force o vômito e dessa forma diminuir a quantidade da substância tóxica dentro de seu organismo.

Nesse meio tempo leve-o ao veterinário para que ele prescreva medicamentos que irão tirar seu cão da crise, como antitóxicos que irão proteger o fígado de seu cão que é o órgão mais afetado nas intoxicações, além de hidratá-lo com soroterapia.

Identificar a planta é importante pois algumas substâncias têm ações hepatotóxicas (atuam no fígado), outras nefrotóxicas (atuam no rim) e algumas podem afetar até o sistema nervoso, e a identificação ajudará no trabalho do Médico veterinário.



Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.

No comments:

Post a Comment