Sempre ouvi falar que estar dentro de um carro em meio a uma tempestade de raios é um local seguro por causa dos pneus que são de borracha e fazem o isolamento.
Era o meu conceito até descobrir exatamente o que acontece.
Estar dentro de um carro continua sendo um lugar seguro mas veja o que acontece.
"Quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro", diz o físico Adilson Gandu, da Universidade de São Paulo.
Quando os pneus estão molhados pela chuva, essas cargas passam por eles e se descarregam no solo. Mesmo com os pneus secos, elas se transformam em fagulhas e são absorvidas pelo chão.
A lataria do carro forma uma couraça contra cargas elétricas.Em vez de penetrar no automóvel, a eletricidade do raio se espalha por toda sua superfície externa.
Através dos pneus, a eletricidade é descarregada para o solo.
Mas se não tiver carro para se proteger, faz o que?
Quem for pego por uma tempestade em local aberto, sem um carro para se proteger, deve ficar agachado. Em pé, funcionará como pára-raios.
Os pés também têm que ficar unidos.
Ao atingir o solo, o raio se espalha de forma concêntrica. À medida que se afasta do centro, seu potencial elétrico diminui. Com as pernas afastadas, o potencial em um dos pés será maior que em outro e essa diferença permitiria a passagem de corrente elétrica pelo corpo.
texto: próprio e adaptado da revista mundo estranho (editora abril) imagem: pública retirada da internet
Este post já recebeu:
Visitas únicas!
Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.
No comments:
Post a Comment