As nuvens são brancas porque elas contêm uma grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo, que agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
"Assim, para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco", segundo o meteorologista Mário Festa, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP).
Mas como todos já viram, existem nuvens com outras cores ou incidência menor ou maior do branco; A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.
As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos.
O formato da nuvem varia conforme a altitude em que ela se encontra.
- As mais altas, lisas e horizontais, são chamadas de estratos.
- As cirros, também em altitudes elevadas, são curtas e têm forma fibrosa.
- As cúmulos parecem flocos de algodão e encontram-se perto do solo.
- As cúmulos-nimbos, também próximas da superfície terrestre, são largas, fofas, escuras e geralmente produzem tempestades.
Fonte do texto adaptado, revista Mundo Estranho (Editora Abril) e (Wikipédia)
Este post já recebeu:
Visitas únicas!
Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.
No comments:
Post a Comment