Eita dúvida sacana. Sempre percebi que tangerina e poncã eram diferentes em sua forma externa, também em seu gosto; mas quando era criança sempre me atrapalhava para definir a diferença de uma tangerina e uma mexerica.
Acabei com minhas dúvidas e achei a resposta
Tanto a poncã quanto a mexerica são tangerinas;
Com sabor, aroma e aspecto bem parecidos.
Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes diz o engenheiro agrônomo Ygor da Silva Coelho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Cruz das Almas (BA).
"A principal é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas",
Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais - substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta - do que a poncã.
Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina.
Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente em Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo.
Em alguns estados da Região Nordeste, é conhecida como laranja-cravo.
Nos estados do Piauí, Maranhão a tangerina é conhecida também como tanja.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.
Para finalizar essa salada de uma fruta só: a grafia correta da palavra poncã é essa mesma; a outra palavra escrita com "k" (ponkan) - seria a escrita
Texto adaptado de várias fontes pesquisadas: revista Mundo Estranho (Editora Abril); (Wikipédia); (Embrapa).
Até o próximo post. Um abraço BELcrei2011; As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção da mesma.
No comments:
Post a Comment